Software Livre, Papai, FUNDAJ e Gilberto Freyre

Amanhã, dia 28/08/2014 é o aniversário do meu Pai. Anatólio Julião completará mais um ano de vida e continuará a assombrar a todos com sua experiência, do alto dos seus novos 64 anos. Parabéns Papai! Mas será também a primeira vez que vou palestrar no Encontro de Software Livre organizado pela Fundação Joaquim Nabuco [1], como parte das atividades do V EPEPE – Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco [2].

Estou muito feliz e até mesmo emocionado pelo convite que me foi feito para fazer a palestra de abertura do evento. Minha relação com a Fundação Joaquim Nabuco remete à infância e pré-adolescência, pois quando criança fui muito às instalações da Fundação em Apipucos, pois primeiro meu Pai, e depois minha Mã,e foram diretores de um departamento de pesquisa e processamento de dados ali, ainda nos anos 80. Depois, por muitos anos e até sua aposentadoria, a minha Tia, Anatailde Julião também trabalhou lá. Como fruto dessa convivência e pelo grau de proximidade, tive o prazer incomensurável de conhecer o Mestre Gilberto Freyre.

Aos 12 anos escrevi meu primeiro livro de contos chamado \”O Desmatamento\” e ganhei o primeiro lugar no concurso literário da Escola Americano Batista. O prêmio foi um troféu entregue pelas mãos do pŕoprio Dr. Gilberto Freyre. Dai surgiu a oportunidade para pedir-lhe que escrevera o prefácio do livro, solicitação que ele aceitou sem hesitar. Com o livro prefaciado e o prêmio em mãos, a extinta Editora Piratinha publicou meu livro. Isso foi em 1984.

Exatos 30 anos depois, vou falar sobre como o OSI – OpenSource Initiative, tem prestado um tremendo desserviço ao Software Livre, minando seus quadros de resistência e tornando o uso, e disseminação dos conceitos revolucionários originais do Dr. Richard Stallman, em mais um meio de produção para perpetuar a exploração e a desigualdade social.

O título da palestra é Software Livre x Código Aberto – Uma questão de educação e a apresentação pode ser baixada aqui baixado aqui

Feliz demais!

Saudações Livres!

[1] – http://www.fuctura.com.br/2014/08/encontro-de-software-e-educacao/

[2] – http://www.epepe.com.br/

 

 

7 comentários em “Software Livre, Papai, FUNDAJ e Gilberto Freyre”

  1. Camarada (me permita) Anahu achar, ainda em estado de choque consigo te (re)encontrar neste espaço. Algumas pontos não me surpreenderam no entanto acaba causando um choque de 380 volts… dado a fundamentação e segurança de tua fala. … Agora fiquei um tempo buscando o adjetivo para qualificar minha opinião sobre a conferência, surpreendente, contagiante, esclarecedora, sensacional, brilhante, amável. .. tudo e continuo p da vida porque não gravei em vídeo para melhor compartilhar com amigos e, claro, com o mundo todo.
    Como trabalho numa escola pública de PE convivo com as duas plataformas: ruindows e linux educacional. Em nossas salas de aula temos o artefato produzido pela Diabold, que é computador e projetor integrado e SO é linux educacional, por isso trabalho para que professores e alunos façam seus slides no LIBRE, mas é uma luta.
    Você efetivamente mexeu comigo e já estou me organizando para migrar o que for possível para a plataforma livre.
    Você foi nota 1000 no encontro de software livre. PARABENS.

    1. Obrigado Professor Romildo. Confesso que me emociono com palavras tão lindas vindas de uma pessoa com sua experiência, dedicação e compromisso com o poder transformador da educação.

      Se ajudar, assim que a FUNDAJ liberar a gravação da palestra publico aqui ou em algum lugar que permita sua livre e irrestrita distribuição.

      Sigamos junto e fortes nesta árdua batalha de libertação, fraternidade, justiça, igualdade e especialmente amor. Mais GNU e menos Linux!

      Saudações Livres!

          1. Infelizmente houve um acidente com o disco que guardava todas as filmagens do evento. Segundo fui informado a demora é exatamente porque o disco foi enviado para recuperação de dados e ai já viu que isso é demorado mesmo.

            Assim como você eu também estou ansioso para ver esse vídeo.

            Saudações Livres!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *